Memorias

Memoria Ambiental de Sibaté

Jalisco, Mexico

Sibaté é um município colombiano de origem camponesa e vocação agrícola, localizado no departamento de Cundinamarca, na província de Soacha. Na década de 1940, foi construída a represa de Muña, abastecida com água pura dos rios Muña e Águas Claras. Foi um paraíso turístico onde a pesca, as regatas e a beleza de suas paisagens eram o dia a dia dos Sibateños.
Na década de 1970, as águas poluídas do rio Bogotá foram bombeadas para suas águas puras. Essa decisão acabou com o turismo, extinguindo espécies animais e vegetais. Desde então, tragédias ambientais marcaram presença neste território.

Produção: Defensores do Território Ambiental

FORA COMIND!

Em Sibaté, Cundinamarca, a multinacional COMIND detém o título de mineração para explorar areia de sílica há 30 anos. A empresa usa e represa água sem autorização das autoridades ambientais. Essa água é descarregada em córregos onde a população do entorno a utiliza para consumo humano e animal e para irrigação de lavouras. Os poucos riachos que ainda existem têm cor turva, perderam o fluxo e a fauna aquática.

Produção: Defensores del Territorio Ambiental

Leer tambien

¡Contar historias tiene poder!

Apoiadores e parceiros: