O que é

Memória Ambiental é um espaço virtual que conecta histórias sobre como pessoas da América Latina percebem as transformações ambientais causadas pela crise climática em suas comunidades.

Compartilhar observações e vivências são registros que impulsionam a transformação. Ao conectar saberes e culturas, coletamos informações que podem servir de solução e inspiração para comunidades e pessoas.

Contar histórias tem poder!

 

Como identificamos os impactos ambientais?

Impacto ambiental é o nome dado a uma modificação causada no meio ambiente devido à ação humana. Essas ações podem ser intencionadas ou não. Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, queimadas e desertificação.

 

Você repara nos efeitos da crise climática acontecem aonde você vive?

Crise climática é o termo que aponta a ação humana como responsável pelas emissões de gases de efeito estufa. Nesse sentido, a palavra “crise” carrega o conteúdo social e responsabiliza a sociedade por um problema que muitas vezes é visto de forma distante e inerente à humanidade.

 

Sobre nós

Somos um grupo de pessoas do Brasil, Costa Rica, Argentina, México e Chile, que se conheceram no Labic (Laboratório de Inovação Cidadã) em 2019 e passamos 10 dias imersos construindo a primeira memória em Hojancha, na Costa Rica, e um primeiro teste da plataforma memoriaambiental.org.

A semente foi plantada e conseguimos germinar novas ideias e possibilidades para potencializar essa plataforma. Com o objetivo de estabelecer novos vínculos de colaboração com pessoas da América Latina, iniciamos em 2020 o POST Labic com a proposta do Laboratório de Memórias Ambientais na Maré (Brasil) e a articulação com grupos para a produção de memórias na Argentina, Chile e México. Esse processo foi apoiado pela Secretaria Iberoamericana e financiado pela União Européia.

Esse é um projeto que possibilita sonhar e também pensar formas de criar uma plataforma mais acessível, interativa e conectada com diferentes pessoas e comunidades. Nesse intuito, desejamos registrar histórias de lugares que vivem impacto ambiental com o objetivo de trazer das memórias a sabedoria das ações passadas e assim, pensarmos como podemos transformar o futuro a partir do presente.

 

Pessoas que dão vida ao Memória Ambiental

Contar histórias tem poder

Apoiadores e parceiros: