Minha memória conta a história das pessoas mais importantes da minha vida, Dona Severina e Seu Raimundo, meus avós. Eles deslocaram a família da Paraíba para o Rio de Janeiro, se instalando na Maré quando tudo ainda era água e manguezal. A minha família cresceu junto com o território, sempre com muita luta e desafios. A partir da luta dos moradores é que são feitas as ações na favela, sejam culturais, educacionais ou até mesmo de saneamento básico.
Josefa Gomes, 72 anos, natural da Paraíba, minha bisavó, viveu 45 anos na Maré. Minha memória fala sobre os ensinamentos que ela deixou, o quanto isso influencia nas mulheres da minha família até hoje e a importância de termos mulheres como ela no território.
Leia +Autora: Gabriela Silva
Leia +Autora: Brainer Minha memória parte do trabalho da minha avó como costureira que influenciou minhas escolhas para a vida e que me fizeram perceber os impactos dessa indústria no meu território. A Maré nasceu na Baía de Guanabara, águas que recebem toneladas de produtos químicos originados da produção do jeans, peça que fundamenta a identidade … Continue reading Indústria Têxtil e seus desenvolvimentos dentro e fora do complexo da maré
Leia +As memórias transmitem a importância de pensar as transformações ambientais que impactam nossas vidas e dessa forma, sensibilizam pessoas para contarem suas próprias histórias.
As memórias podem incentivar mais pessoas a relatarem e documentarem como os impactos têm afetado suas vidas.
As memórias permitem conectar pessoas e comunidades de diferentes culturas, através de suas histórias e realidades.