Um salto no Tempo é uma memória ambiental em formato de animação realizada em El Salto e Juanacatlán, dois municípios do estado de Jalisco, no México.
A memória relata as transformações vivenciadas nesses municípios com a industrialização, bem como as consequências para a saúde da população e do meio ambiente.
O filme ilustra brevemente a luta de seus habitantes que se organizam na associação chamada “Um Salto de Vida”, que há vários anos vêm trabalhando para tornar visíveis os problemas deste território e se articulam com outras lutas na busca por uma melhor qualidade de vida. e um ambiente saudável.
Producción: Memoria Ambiental, Un Salto de Vida, Autómata Animations
Duración: 10’03’’
Josefa Gomes, 72 anos, natural da Paraíba, minha bisavó, viveu 45 anos na Maré. Minha memória fala sobre os ensinamentos que ela deixou, o quanto isso influencia nas mulheres da minha família até hoje e a importância de termos mulheres como ela no território.
Leia +Autora: Gabriela Silva
Leia +Autora: Brainer Minha memória parte do trabalho da minha avó como costureira que influenciou minhas escolhas para a vida e que me fizeram perceber os impactos dessa indústria no meu território. A Maré nasceu na Baía de Guanabara, águas que recebem toneladas de produtos químicos originados da produção do jeans, peça que fundamenta a identidade … Continue reading Indústria Têxtil e seus desenvolvimentos dentro e fora do complexo da maré
Leia +As memórias transmitem a importância de pensar as transformações ambientais que impactam nossas vidas e dessa forma, sensibilizam pessoas para contarem suas próprias histórias.
As memórias podem incentivar mais pessoas a relatarem e documentarem como os impactos têm afetado suas vidas.
As memórias permitem conectar pessoas e comunidades de diferentes culturas, através de suas histórias e realidades.